quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Os 13 Porquês de Jay Asher por Cynthia

Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Número de Páginas: 256
Ano: 2009

Olá Leitores *-* Resenha quentinha para vocês.
Como vocês devem ter notado, o livro da vez é Os 13 Porquês. Li ele em um dia de tão hipnotizante que ele é. E agora vocês vão entender os motivos por eu ter ficado assim.
Tudo começa com Clay recebendo pelo correio uma caixa de sapatos com 7 fitas. Sim, 7 fitas misteriosas (quem hoje em dia tem um toca fitas? O/ eeeeu).
Não é spoiler, mas as fitas são gravações de Hannah Baker, que explica tudo que aconteceu com ela nos últimos tempos, antes de...bem, ela se suicidar.

Você pode imaginar agora: "Que drama!" Mas, acredite em mim, você estaria errado. Drama não é o real motivo para alguém cometer tal ato. Isso eu descobri através de muito pensar depois dessa leitura, tanto que precisei de mais de 24 horas para chegar a alguma conclusão e tenho certeza que 24 horas nunca serão o suficiente.
Nunca parei exatamente para pensar os motivos de alguém tirar a própria vida. Quero dizer, sim, já pensei, mas não tão profundamente. Vai além do bullying no caso da Hannah. Ela sentia culpa. E foi isso que levou ao fim sua breve vida.
Voltando ao o que interessa. Clay ouve atentamente às fitas e é inevitável sentir um aperto do coração. Nada que Clay sabia sobre ela era real e Hannah sofria sozinha por isso. Uma má reputação imposta por uns babacas que só vão saber que foram realmente idiotas quando ouvir a fita, porém, já tarde demais.
Ao longo do livro percebemos que cada lado de cada fita é para uma pessoa em específico, alguém que a magoou, como o cara do primeiro beijo, quem poderia imaginar, certo?!
De fato foram 13 motivos que a mataram, 13 fatos pelos quais Hannah nunca conseguiria seguir em frente.
Cada capítulo, eu fiquei tipo:"Vamos Hannah, peça ajuda. Lute pela sua vida, não abandone tudo, por favor." mas, já estava feito. E pensar que tudo poderia ser evitado. E foi assim também que Clay se sentia. Angústia... e talvez um sentimento de "Eu poderia ter feito alguma coisa".
Queria muito que chegasse a parte em que Hannah fala sobre Clay, afinal, o que aconteceu? Clay nunca se considerou culpado pelo suicídio de Hannah, para ele, Hannah sempre foi areia demais e por isso fica ainda mais confuso.
Enfim, um livro muito bem escrito e planejado. Um discurso que intercala as gravações de Hannah e o ponto de vista de Clay, todo o seu inconformismo pelos babacas é evidente.


Conclusão final: Por mais que os problemas dos outros possam parecer insignificante, não o minimize, às vezes tudo que precisamos é conversar e ser ouvida, tirar o peso da culpa dos ombros. Talvez tenha sido isso que Hannah precisava.
Mal feito, feito.

2 comentários:

  1. Such a wonderful novels. ^^ Great Post!
    Would you like to support each other by follow on GFC & G+?
    Please Let me know if you follow me. I’m also follow back <<

    Love xx
    Official Seol ♥

    ResponderExcluir
  2. Oie Parceira ♥
    Então já tinha visto esse livro, e tals, e sempre vi comentários positivos.
    Mas a sua resenha está tão bem feita, que quero ler tipo, AGORA.
    Vou ver se acho aqui na cidade, se não achar vou ler em e-book mesmo *-*
    Adorei as fotos que escolheu. Beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir